Educação Infantil Taboão | Colégio CEAF|  Educação Infantil Jardim São Domingos ,Guarulhos.

Ensino Fundamental II

Língua Portuguesa

Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Língua Portuguesa focalizam a necessidade de dar ao aluno condições de ampliar o domínio da Língua e da Linguagem, aprendizagem fundamental para o exercício da cidadania, bem como, desenvolver seus conhecimentos discursivos e lingüísticos, sabendo ler e escrever conforme seus propósitos e demandas sociais; expressar-se apropriadamente em situações de interação oral diferentes daquelas próprias de seu universo imediato; refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente os que tocam a questão da variedade lingüística, combatendo a estigmatização, discriminação e preconceitos relativos ao uso da Língua. Dentro dessa disciplina encontram-se as partes: Gramática, Técnica de Redação, Interpretação de Texto e Literatura.

Matemática

Os parâmetros curriculares nacionais para a área de matemática constituem um referencial para a construção de uma prática que favoreça o acesso ao conhecimento matemático, que possibilite de fato a inserção dos alunos como cidadãos, no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura. Ainda destacam que, a matemática está presente na vida de todas as pessoas desde que nascem, no cotidiano em situações em que é preciso quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas, e fazer previsões.

Geografia

Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Geografia fundamentam-se numa abordagem teórica e metodológica que procura contemplar os principais avanços que ocorreram no interior dessa disciplina. Torna-se importante que os alunos possam perceber-se como atores na construção de paisagens e lugares, e que compreendam que são responsáveis pelo trabalho social e a natureza. A Geografia de uma região está intimamente ligada à natureza em constante mudança e às transformações exercidas pelo homem nesse cenário geográfico.

História

Os parâmetros curriculares nacionais para a área de História tem como pressuposto, que o aluno possa aprender a realidade na sua diversidade nas múltiplas dimensões temporais. Destacam-se os compromissos e as atitudes de indivíduos, de grupos e de povos na construção e na reconstrução das sociedades, propondo estudos das questões locais, regionais, nacionais e mundiais.

Ciências Físicas e Biológicas

Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Ciências propõem conhecimento em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “vida e ambiente”, “ser humano e saúde”, “tecnologia e sociedade”e “terra e universo”.

Educação Física

Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Educação Física propõem conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde. Para tanto, rompem com o tratamento tradicional dos conteúdos que favorecem os alunos que já tenham aptidões, adotando como eixo estrutural da ação pedagógica o princípio da inclusão, apontando para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos.

Artes

Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Artes têm como objetivo levar as artes visuais, a dança, a música e o teatro para serem aprendidos na escola, com intuito de estabelecer relações entre seus trabalhos artísticos individuais e em grupos, e a produção social de arte, assimilando e percebendo correlações entre o que faz na escola e o que é e foi realizado pelos artistas na sociedade num âmbito, local, regional, nacional e mundial.

Inglês

A aprendizagem de língua estrangeira é uma possibilidade de aumentar a percepção do aluno como ser humano e como cidadão. Tendo em conta a expansão da globalização, visa desenvolver habilidades comunicativas em função de sua especificidade e das condições existentes no contexto escolar.

Atividades extracurriculares: Dança, Karatê, Natação e Treinamentos Diversos

Além de desenvolver as habilidades físicas e a percepção das aptidões, proporciona ao aluno um momento de lazer e integração social.